ATIVIDADE INSTRUMENTO COM SUCATAS



Atividades que envolvem a confecção de brinquedos trazem em si um universo de possibilidades para a criança, que tem a oportunidade de explorar os traços, sons, cores e formas com diferentes materiais, ampliando o seu conhecimento cognitivo, estimulando sua criatividade e ainda envolvendo o exercício do controle de suas capacidades motoras. .
.
No conteúdo de Herança Cultural, as crianças têm a oportunidade de serem apresentadas, de forma lúdica e prazerosa, às brincadeiras e cantigas que são passadas na oralidade. A família vai trazer à tona as cantigas que foram ensinadas em sua infância para as crianças “de hoje”.
.
.
Indicamos a divertida atividade para as crianças das TURMAS dos Berçários I e II (0 a 2 anos). Famílias, chamem o (s) pequeno(s) e, vamos lá?)
.
.
.
Separem os materiais:
.
.
📍Lata de alumínio, bexigas ou até um pedaço de tecido elástico maleável;
.
📍Cola branca, elásticos, fitas, barbantes, elementos para enfeitar o tambor. Poder fita adesiva também!
.
📍Pedaço de espuma ou esponja de louça;
.
📍2 palitos de churrasco ou mesmo lápis velho;
.
.
É hora de brincar...
.
.
📍 Recorte a ponta das bexigas em +-2 cm, utilize uma delas para encapar a parte aberta da lata de alumínio, formando assim a “pele” do tambor e para melhor fixação passe durex, elástico ou amarre um barbante envolta.
.
📍 Enfeite com criatividade o seu tambor, para isso utilize a cola para fixar elementos em suas laterais, pode ser glitter, lantejoulas, tampinhas, pedaços de papel, tinta ou que achar acessível e viável para isso.
.
📍 Em seguida, pegue os palitos ou lápis e coloque na ponta de cada o pedaço de espuma, depois prenda-o, revestindo o mesmo com as bexigas que já estão com as pontas cortadas, amarre suas ponta no corpo da baqueta para prender a bexiga e a espuma de forma que não saia.
.
📍 Pronto e nessa brincadeira que tal cantarmos as músicas de nossa infância para os pequenos? .
Dessa forma podemos manter a nossa cultura viva e passar novos saberes aos nossos futuros cidadãos, para isso utilize o tambor como forma de interação nas músicas e se divirta!
.
.
.
Então, como foi a atividade?
Não esqueçam de marcar o @cedrodolibano.org.br nos stories para nos mostrar

Comentários